Fernando Afonso Costa (1921 - 1998)

Nasceu na cidade do Porto, Portugal. Formou-se técnico de contabilidade e chegou a ser professor interino. Como contador nunca exerceu a profissão.

Quando jovem, foi atleta do Ginásio Haltere do Porto, como halterofilista. Mais tarde foi presidente da Assembléia Geral e delegado no norte do país da Federação de Atlética e Luta. Também foi dirigente do Boavista Futebol Clube, de quem era ferrenho torcedor. Veio para o Brasil no ano de 1961, se estabelecendo na cidade de São Paulo. Aqui foi industrial, comerciante e representante autônomo. Paralelamente fazia o que realmente gostava.

Foi correspondente dos jornais "Portugal em Foco" e "O Mundo Português", ambos do Rio de Janeiro. Muitos dos seus trabalhos foram publicados nessas mídias. Conquistou várias dezenas de prêmios em poesia, jogos florais e concursos nacionais de trovas. Em 1983 publicou no Brasil o livro "Versejar ... é preciso!".

Durante muitos anos de sua vida, como radialista, animou o coração dos imigrantes portugueses, luso-descendentes e brasileiros. Produziu nas décadas de 70 e 80, os programas "Portugal Trilha Nova", "Samba e Fado", "Portugal Nosso Mundo" e "Portugal em Foco", apresentados nas emissoras de rádios Marconi, Mercúrio, São Paulo, Gazeta, Apolo e Emissora ABC de Santo André.

Em São Paulo, foi Diretor e Conselheiro da Associação Portuguesa de Desportos, Diretor Cultural e Relações Públicas do Arouca São Paulo Clube, membro da Mesa Administrativa da Casa de Portugal e Vice-Presidente da UBT - União Brasileira de Trovadores secção de São Paulo.