Falemos do abstracionismo. O artista a quem geralmente se atribue a “invenção” do abstracionismo é Wassily Kandinsky, nascido na Rússia. Foi um pintor figurativo. Em 1895, visitando uma exposição impressionista em Moscou, pela primeira vez sentiu que uma pintura podia ser uma expressão de sentimentos, mesmo que não possuísse um tema reconhecível.

Indo para Munique em 1896, descobriu outros artistas que tinham a mesma linha de pensamento e falavam da possibilidade da cor e da forma, nascidas da imaginação do pintor, expressarem completamente suas idéias e seus sentimentos.

Quando regressou à Rússia em 1914, descobriu que desde 1911 os pintores russos Larionov e Natalia Goncharova vinham pintando quadros abstratos. O movimento a que eles pertenciam chamava-se raionismo.

Em 1913 esse movimento levou a outra espécie de abstração.

– O movimento suprematista –

Dele faziam parte Malevich e Pevsner. Surge o construtivismo.

A partir de 1917 os artistas na URSS, estavam divididos em dois campos. O grupo de Tatlin e Rodchenko e o grupo de Malevich, Kandinsky e os irmãos Pevsner. Esses dois grupos entraram em forte luta ideológica.

Um grupo dizia que o artista devia se integrar na industrialização (esse era o grupo do realismo socialista e do culto à personalidade), dele faziam parte Tatlin e Rodchenko.