A nova pintura anglo-americana aparece em 1940 denominada “action-paiting” ou “expressionismo abstrato”.
O muralismo mexicano influenciou os artistas americanos. O gosto da pincelada forte, a violência da cor, os contrastes sombrios, a grandiosidade. A influência de Siqueiros sobre Pollock é inegável. A começar pela sua concepção de espaço. Siqueiros rompe os limites do quadro, que deixa de ser uma dimensão estática para se converter numa superfície dinâmica. Em Siqueiros o espaço é movimento. A diferença é que Siqueiros tem um esquema ideológico e Pollock a mera sensibilidade, uma visão da matéria que se expande.
É impossível fixar fronteiras para a pintura moderna. O próprio Pollock dizia: “a idéia de uma pintura norte-americana isolada, parece-me tão absurda quanto a idéia de uma matemática ou uma física norte-americana. Os problemas da pintura contemporânea são independentes de qualquer país”.
Na época da repressão macarthista, a direita americana usou as obras de Rothko, Gottlieb e, sobretudo de Pollock como “prova” de que os Estados Unidos eram um bastião das idéias liberais. Isso para combater o modernismo internacional que vinha exibindo fortes tendências socialistas por meio do surrealismo, do construtivismo e da propaganda do realismo socialista.
|